sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sistema de saúde

O sistema de saúde aqui é bem diferente.
Antes de ir a qualquer especialista todo mundo deve passar primeiro pelo Clínico Geral conhecido aqui como (GP) General Pratitioner. Em todos os bairros há centros médicos com algun GPs e enfermeiras. As consultas são pagas, exceto por crianças e velhinhos, mas são subsidiadas pelo governo. Custam em torno de 41 dólares. É interessante, cada consulta é registrada e mesmo quando se visita um especialista, as informações ficam concentradas em um mesmo local.

As enfermeiras também tem consultórios e atendem sempre de prontidão para tirar qualquer dúvida por telefone.

O bom é que toda a família geralmente é atendida pelo mesmo profissional. O ruim é que há poucos especialistas na cidade e quando queremos marcar consulta com algum a espera pode ser longa.


As grávidas são atendidas pela Midwifes que são uma espécie de parteira, mas com 3 anos de formação em curso superior.

As crianças só são vão a pediatras se há alguma necessidade especial. Os exames de rotina são feitos pela Plunket e probleminhas como assaduras são tratadas pelo GPs.

A parte ruim é que já levei a nossa bebê para cuidar da dor de ouvido enquanto o centro médico estava lotado de pessoas tossindo temendo estar com a tal gripe suína.

sábado, 8 de agosto de 2009

Eu fui




O evento foi bem bonito. Um monte de mamães reunidas amamentando ao mesmo tempo seus bebês uns mais lindos que os outros.

Foi uma oportunidade para encontrar minhas amigas mamães e conhecer gente nova também. A Sandra adorou e ficou engatinhando por todo os bar com outros bebês.

Mas não pude deixar de rir ao me imaginar uma própria vaca leiteira no curral. Era um verdadeiro mangueiro cheio de fihotinhos lindos.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Big Latch

Já que entrei no tema vou aproveitar para divulgar a campanha de apoio a amamentação que está acontecendo aqui em Wellington nesta sexta-feira dia 7 de agosto.

Serão centenas de mulheres amamentando ao mesmo tempo. A Sandra e eu, é claro, estaremos lá.

Latch é o nome que se dá a pegada correta do nenem para mamar. Traduzindo ao pé da letra seria algo como fechar bem fechado ou com trava.

Veja a tradução do thefreedictionary
latch (lch)
n.
1. A fastening, as for a door or gate, typically consisting of a bar that fits into a notch or slot and is lifted from either side by a lever or string.
2. A spring lock, as for a door, that is opened from the outside by a key.

1. To have or be closed with a latch.
2. To shut tightly so that the latch is engaged: a door too warped to latch.

BIG LATCH women's health