terça-feira, 20 de maio de 2008

Alarme de incêndio para principiantes

Aqui a grande maioria das casas têm alarme de incêndio, um sensor que fica pregado no teto que quando percebe fumaça dispara fazendo um barulho infernal.
Não sei ainda exatamente como funciona, mas já me disseram que alguns disparam caso haja aumento de temperatura também e depois de algum tempo dispara aquele jatinho de água que vemos em filmes americanos.
No caso dos prédios depois que o primeiro dispara por um período, o alarme do prédio inteiro soa e todos devem evacuar o local.
Ouvi dizer também que após 3 min os caminhões de bombeiros já são acionados para o local. E como sempre vejo esses caminhões pela cidade isso me pareceu lógico.
Outro dia estava fazendo torradinhas no forno, o Alexandre tinha saído para comprar refrigerante. Enquanto arrumava a mesa percebi um cheiro de queimado, já estava imaginando o que será que o vizinho estaria queimando. Tinha acabado de colocar as torradinhas não podiam ser elas, mas em todo o caso resolvi dar uma olhada.
Elas já tinham virado carvão e ao abrir a porta a fumaça invadiu todo o apê que já é pequeno. Ainda estava me preocupando com cheiro de fumaça nos quartos quando o alarme diparou. Fiquei a própria barata tonta, não sabia o que fazer primeiro. Liguei o exaustor, abri a sacada e comecei a abanar o sensor. Uma cena patética! Aí me lembrei que logo os bombeiro iriam chegar e eu não estava vestida com trajes adequados. Já imaginei o Alexandre chegando com a coca na mão e eu lá meio sem roupa sendo arrastada pelos bombeiros sem conseguir explicar que só tinha queimado meus pãeszinhos. Parei tudo e fui vestir uma calça. Voltei para abanar, vi que estava abanando o sensor errado. Ridículo! Comecei a rir de mim mesma.
Graças aos frequentes e gelados ventos dessa cidade, o alarme logo parou sem precisar evacuar o edifício todo e sem dar explicação para os corpo de bombeiro pois ninguém apareceu.
Aí descobri que dá pra desligar o sensor tirando a pilha. Se acontecer de novo já sei os passos. Abro a janela e desligo o aparelhinho.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei rindo sozinha imaginando a situação! ;) Só você....

Unknown disse...

Ai queridona...que engraçado....Bom, veja pelo lado positivo... se alguma amiga sua tiver uma tara por bombeiros, bom... você já sabe como arranjar um para ela..hahahaha
Bjocas

Salomão disse...

Tara por bombeiros... HUmMMM será que o Alexandre sabe como anda esse blog?

Beijo


FÁ: TIRA O VERIFICADOR de PALAVRAS PLEASE!